Data de publicação 01/08/2023.
Neste mês de agosto, o Brasil dá início a mais uma edição da campanha "Agosto Lilás", que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos de apoio às vítimas de abuso doméstico. A iniciativa acontece em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha.
A campanha, que ganha cada vez mais força e visibilidade, busca chamar a atenção para a grave questão da violência de gênero, que ainda assola o país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada hora, cerca de 536 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil.
Durante todo o mês, estão programadas diversas ações em diferentes regiões do país, envolvendo órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, empresas e a população em geral. Palestras, rodas de conversa, campanhas educativas nas redes sociais, distribuição de materiais informativos e manifestações pacíficas estão entre as atividades previstas.
Além de conscientizar sobre a gravidade da violência doméstica, a campanha também tem o objetivo de informar as mulheres sobre seus direitos e os recursos disponíveis para que possam denunciar situações de abuso e buscar ajuda. O disque-denúncia 180, por exemplo, é um canal importante para relatar casos de violência e receber orientações.
A cor lilás, símbolo da campanha, representa a luta pela igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos das mulheres. Durante todo o mês, prédios públicos e monumentos serão iluminados com essa cor como forma de demonstrar o apoio à causa.
"A campanha 'Agosto Lilás' é um momento crucial para sensibilizar a sociedade e reforçar a importância de proteger e respeitar as mulheres. Todos devemos nos unir nesse combate à violência de gênero, buscando uma sociedade mais justa e igualitária", afirma Maria Silva, representante de uma das organizações envolvidas na iniciativa.
Outras Notícias
Sessão Solene
Sessão Solene
sessão solene
Sessão Ordinária
Não a violência contra a mulher
Consciência Negra
Proclamação da República
Sessão Ordinária