Câmara M. Jerônimo Monteiro
  • A+
  • Aa

Data de publicação 07/11/2023.

Erro ao carregar imagem

Nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, começa o Novembro Azul, campanha de conscientização do câncer de próstata e da saúde do homem. A campanha, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, surgiu para levar informação de qualidade à população e realizar iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens.

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. A campanha Novembro Azul segue sendo uma movimentação necessária diante desse cenário, conscientizando os homens brasileiros a serem protagonistas de sua própria saúde.

 

Neste ano de 2023, o Novembro Azul tem como mote “Por Trás do Bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação”. Com a transformação da sociedade em relação aos conceitos de masculinidade e o que é considerado “coisa de homem”, a campanha busca desmistificar o bigode e ressaltar o que está por trás dele e realmente importa: as mensagens de prevenção, cuidado, informação de qualidade, inclusão e saúde.

 

Mais do que nunca, é preciso reforçar as ações em relação ao câncer de próstata. Em sua estimativa mais recente, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) trouxe o número de 71.730 novos casos previstos de câncer de próstata no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Mundialmente, o câncer de próstata é o quarto mais frequente entre o total de casos de câncer.

 

Falar sobre câncer de próstata é essencial, mas não é tudo: o Novembro Azul também trabalha a favor da saúde integral do homem, passando por outros cânceres masculinos, doenças cardiovasculares e saúde mental.

 

Para ter esse cuidado garantido, é preciso ter acesso à saúde – esse direto que nem sempre é posto em prática também está entre as nossas causas no Instituto Lado a Lado pela Vida.

 

Destaques da campanha

 

Na página do Novembro Azul, você vai encontrar diversos materiais informativos sobre a campanha, assim como nas nossas redes sociais. Aqui, também é possível baixar nossos conteúdos para download, que incluem desde cartilha informativa, até adesivos e camisetas. 

 

Fonte: https://ladoaladopelavida.org.br/noticia/1698785919693x531500896675692540


Outras Notícias

Sessão Extraordinária

Sessão Extraordinária

Sessão Extraordinária

Sessão Ordinária

Sessão Ordinária

Sessão Ordinária

Sessão Ordinária

1º Lugar em transparência no Caparaó