Câmara M. Jerônimo Monteiro
  • Aa

Data de publicação 30/11/2022.

Erro ao carregar imagem

CERIMÔNIA DE ABERTURA DO PROJETO CULTIVANDO VIDAS

Aconteceu ontem, 29, a cerimônia de abertura do Projeto Cultivando Vidas “Uma proposta terapêutica alternativa”, é um Projeto de Humanização para pacientes oncológicos, criado pelos residentes em Cuidados Paliativos de Jerônimo Monteiro.

O Projeto Cultivando Vidas trata-se de um projeto de humanização, que tem como objetivo a entrega de mudas de Ipê a pacientes oncológicos, atendidos no município, que perpassam por momentos complexos relacionados ao câncer, tendo intuito de relacionar o cuidado diário com a planta à adesão ao tratamento, estimulando o fortalecimento do paciente em enfrentamento à doença. E posteriormente, a implementação de um grupo terapêutico, com objetivo de oferecer suporte e apoio a esses pacientes durante o tratamento, com o apoio da secretaria de saúde e do viveiro do departamento de Ciências Florestais que disponibilizarão as mudas. O projeto pretende ser desenvolvido no período de dois anos, com intuito de se estender às futuras turmas de residentes, em parceria com o município.

Estiveram presentes no evento a Sr. Marcia Cravo Machado, Diretora Geral do Hospital Estadual de Jeronimo Monteiro, o Pe. Rogerio Guimarães de Almeida Cunha, Pároco da paroquia Nossa Senhora Auxiliadora, a Sr. Manoela Cassa Libardi, Coordenadora do Programa de Residência em Cuidados Paliativos, o vice-Prefeito Municipal, Sr. Genaldo Resende Ribeiro.

O evento teve a direção dos Residentes Anelise Souza Gava, Farmacêutica Residente em Cuidados Paliativos e Thiago Rezende Bravo, Enfermeiro Residente em Cuidados Paliativos, na organização geral Tarcísio Borges, Assistente Social , Esthefani Bitencourt, Piscicóloga e a Nutricionista Marina Junguer Delogo Dardengo contando com a participação da Professora de música e Psicóloga Karolayne Roberta, cantando uma canção na abertura do evento.

E além da cerimônia de abertura foi realizada uma homenagem aos familiares da Sr. Marize de Oliveira Prata, que se tornou símbolo do Cuidado e prevenção ao câncer, levando seu nome no Projeto de Lei, que institui a semana municipal de orientação ao diagnóstico precoce, prevenção e combate ao câncer.

FOTOS DO EVENTO:

Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro – A serviço do Povo.