Data de publicação 11/05/2023.

O Maio Amarelo é uma campanha nacional realizada no Brasil durante o mês de maio, dedicada à conscientização sobre segurança no trânsito. Essa campanha tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito e promover a educação no trânsito, estimulando a reflexão sobre as responsabilidades de motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros.

Durante o mês de maio, são promovidas diversas ações e atividades para conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito. Essas ações incluem campanhas publicitárias, palestras, seminários, blitz educativas, distribuição de materiais informativos e outras iniciativas que visam disseminar conhecimentos sobre segurança no trânsito e mudar comportamentos inadequados.

Além disso, durante o Maio Amarelo, também são discutidos temas como a importância do uso do cinto de segurança, respeito às leis de trânsito, não utilizar o celular ao volante, não dirigir sob o efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade, entre outros.

Essa campanha busca envolver não apenas os órgãos de trânsito, mas toda a sociedade, incluindo empresas, escolas, organizações não governamentais e cidadãos em geral. A ideia é que cada indivíduo se torne um multiplicador de informações e pratique comportamentos seguros no trânsito, contribuindo para a redução de acidentes e preservação de vidas.

O Maio Amarelo é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre os riscos do trânsito e promover uma cultura de segurança, visando a construção de um ambiente viário mais seguro e responsável para todos.