Data de publicação 15/06/2023.

Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro se destaca no ambito estadual e nacional ao atingir incrivel nota de 95,22% de transparência pública!

Jerônimo Monteiro está em festa!

A Câmara Municipal da cidade acaba de receber uma notícia que enche de orgulho todos os seus cidadãos. Segundo O Radar Nacional de Transparência Pública, uma ferramenta renomada da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil, TCEMT, TCU, ABRACOM, CONACI, CNPTC e Instituto Rui Barbosa que avalia o nível de transparência ativa isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada dos órgãos públicos em todo o país, a Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro conquistou uma nota impressionante de 95,22% no índice de transparência.

Esse feito coloca a Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro no seleto grupo dos órgãos públicos com o selo  "Diamante" , destacando-se como uma referência nacional em transparência pública. Essa nota é um verdadeiro contraste em relação à média nacional dos órgãos legislativos, que fica em torno de 62%.

Esses excelentes índices alcançados pela Câmara Municipal são fruto do incansável esforço de sua administração e de toda a equipe envolvida nessa importante tarefa. Com dedicação, comprometimento e um trabalho transparente, eles alcançaram resultados extraordinários, colocando Jerônimo Monteiro no mapa da excelência em gestão pública.

E as boas notícias não param por aí! A Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro tem um objetivo audacioso: alcançar a nota máxima de 100% nos próximos meses. Com determinação e empenho, eles estão determinados a atingir essa meta ambiciosa, mostrando o compromisso da administração com a transparência e a prestação de contas para a população.

Os benefícios de uma maior transparência da Câmara Municipal são imensuráveis para toda a sociedade. A transparência ativa proporciona uma maior participação cidadã, permitindo que os moradores de Jerônimo Monteiro tenham acesso fácil e claro às informações sobre a gestão pública. Isso fortalece a confiança e a credibilidade nas instituições, além de possibilitar o acompanhamento efetivo das ações do Legislativo Municipal.

Com a Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro torna um exemplo para todo o país. Outras instituições públicas são incentivadas a seguir esse exemplo de excelência em transparência, o que certamente contribuirá para uma gestão mais eficiente e democrática em todo o Brasil.

Jerônimo Monteiro tem motivos de sobra para comemorar! A Câmara Municipal mostra que é possível fazer a diferença e colocar a transparência pública em primeiro plano. Que essa conquista inspire outras cidades a trilhar o mesmo caminho e que a Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro alcance cada vez mais altos voos em prol da transparência e do bem-estar da população. Parabéns, Jerônimo Monteiro!

A Importância da Transparência nos Órgãos Públicos: Jerônimo Monteiro dá o exemplo

A conquista da Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro no índice de transparência pública não é apenas um motivo de celebração local, mas também uma prova da importância fundamental da transparência nos órgãos públicos. A sociedade como um todo se beneficia quando os governos se comprometem a serem transparentes e prestam contas de suas ações.

A transparência é a base de uma gestão pública eficiente e democrática. Quando os órgãos públicos abrem suas informações, processos e decisões ao escrutínio público, fortalecem a confiança dos cidadãos nas instituições e promovem a participação ativa da população na vida política e na tomada de decisões.

A transparência permite que os cidadãos acompanhem de perto como os recursos públicos são utilizados, evitando desvios e corrupção. Além disso, ela possibilita que a sociedade cobre ações e políticas públicas alinhadas aos interesses coletivos, promovendo a equidade e a justiça social.

A divulgação clara e acessível de informações sobre orçamentos, gastos, licitações, contratos, projetos e resultados de políticas públicas permite que os cidadãos fiscalizem e avaliem o desempenho dos órgãos governamentais. Isso cria um ambiente propício para a detecção de problemas e a busca conjunta de soluções, resultando em uma gestão mais eficiente e voltada para as necessidades reais da população.

Além disso, a transparência nos órgãos públicos é um elemento central para o fortalecimento da democracia. Ao possibilitar o acesso à informação e a participação dos cidadãos nas decisões governamentais, ela amplia a representatividade e a legitimidade das instituições democráticas.

O exemplo da Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro é inspirador. Ao alcançar uma nota tão alta no índice de transparência pública, demonstra o compromisso com a prestação de contas e com o bem-estar dos cidadãos. Essa conquista deve servir de estímulo para que outros órgãos públicos sigam o mesmo caminho, investindo em transparência e na construção de uma sociedade mais participativa e consciente.

É essencial que os órgãos públicos se esforcem continuamente para aumentar a transparência e aprimorar a divulgação de informações relevantes. Isso inclui investir em tecnologia e plataformas digitais que facilitem o acesso dos cidadãos aos dados públicos, promover a capacitação dos servidores para garantir uma cultura de transparência e estabelecer mecanismos de controle e accountability para evitar abusos e garantir a responsabilização dos gestores públicos.

Portanto, parabenizamos a Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro por seu notável desempenho em transparência pública e enfatizamos a importância de que outros órgãos públicos sigam esse exemplo. A transparência é um pilar fundamental da democracia e uma garantia para o desenvolvimento e o progresso de nossa sociedade como um todo.

Acesse o link e confira você mesmo:
Radar Nacional de Transparência Pública (tce.mt.gov.br)