Data de Publicação: 15/06/2023 às 00:00:00

Fonte da Informação: slides

Para além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Afinal, para controlar é preciso ter acesso às informações e conhecer. Saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos.

Este é o objetivo e contribuição efetiva que a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci oferecem com este portal de informações.

Esta ferramenta funciona como uma chave de acesso para portais de informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas. Porém, também é interativa, permitindo pesquisas e cruzamentos múltiplos de dados relativos ao índice de transparência de cada portal.

O Radar Nacional de Transparência Pública

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que, ao mesmo tempo:

1. divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos;

2. divulga os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc;

3. serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.

Importa registrar que, dada a inexistência de parâmetros nacionais uniformes para os portais de transparência, o Radar não importa e consolida os dados e informações públicas. Funciona, porém, como um atalho, um acesso facilitado às informações por eles disponibilizadas.

 

O levantamento nacional de transparência pública

O levantamento nacional da transparência foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas no período de maio a novembro/2022 e alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

As diretrizes e critérios de transparência pública

Os parâmetros da avaliação, uniformes em todo o país, foram estabelecidos na Resolução Atricon nº 09/2018, atualizada pela Resolução Atricon nº 01/2022, bem como na cartilha “Acesso à Informação na Prática”, produzida pela Atricon.

Os critérios adotados refletem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente na parte alterada pela Lei de Transparência da Gestão Fiscal (Leis Complementares Federais nº 101/2000, nº 131/2009 e nº 156/2016), a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12527/2011) e a Lei das Ouvidorias (Lei Federal nº 13.460/2017).

Conforme o seu nível de exigência, esses critérios foram agrupados em:

  • essenciais: de observância compulsória, cujo descumprimento pode ocasionar o bloqueio das transferências voluntárias (peso 3);
  • obrigatórios: aqueles de observância compulsória, cujo cumprimento pelas unidades controladas é imposto pela legislação (peso 2);
  • recomendados: aqueles cuja observância, embora não decorra de regra expressa na legislação, constitui boa prática de transparência (peso 3).

O reconhecimento da qualidade em transparência pública

A depender do índice de transparência alcançado, os portais foram classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. Essa classificação foi estabelecida com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

A fim de reconhecer os melhores resultados, foram concedidos selos de transparência pública para os órgãos que – após a validação das avaliações dos controladores internos pelos Tribunais de Contas – se destacaram no quesito transparência, atendendo os requisitos para os níveis diamante, ouro e prata.
 

Nível Atendimento
Diamante 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%.
Ouro 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%.
Prata 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.

 

Acesse o link e Saiba mais
Radar Nacional de Transparência Pública (tce.mt.gov.br)

Origem das informações:

Galeria de Imagens:


imagem

Notícias Relacionadas:


foto noticia

07/08/2025

Aviso de contratação

A CÂMARA MUNICIPAL DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES torna pública a intenção de realizar contratação direta, com dispensa de licitação, PARA Contratação de empresa especializada para emissão de certificado digital modelo e-CPF A3, com validade de 3 anos, atendimento presencial e reutilização de token já existente, para uso da contadora da Câmara Municipal de Jerônimo Monteiro.


foto noticia

04/08/2025

Agosto Lilás: Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher

Agosto Lilás é uma campanha nacional que acontece durante todo o mês de agosto com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher. A cor lilás simboliza a luta feminista e a busca por igualdade, respeito e segurança. 

A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, considerada um marco no enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Essa lei não apenas tipifica diferentes formas de agressão — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — como também estabelece medidas protetivas para garantir a segurança da vítima.

 Por que o Agosto Lilás é tão importante?

  • Conscientiza e educa sobre os tipos de violência que muitas vezes passam despercebidos.
  • Incentiva denúncias e mostra que a mulher não está sozinha.
  • Mobiliza políticas públicas e ações sociais voltadas à proteção feminina.
  • Promove empatia e respeito, desconstruindo padrões culturais que perpetuam o machismo.

 Como denunciar?

Mulheres em situação de violência podem buscar ajuda por meio dos seguintes canais:

  • Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • Delegacias da Mulher (DEAM)
  • Aplicativos e plataformas de denúncia online
  • Redes de apoio locais e ONGs

Combater a violência contra a mulher é responsabilidade de toda a sociedade. Ouvir, acolher, respeitar e agir são atitudes que salvam vidas. O silêncio nunca deve ser uma opção diante da dor alheia.


foto noticia

18/07/2025

Aviso de Contratação

A CÂMARA MUNICIPAL DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES torna pública a intenção de realizar contratação direta, com dispensa de licitação, para Aquisição de 01 (uma) torneira de parede em aço inox, com bica giratória, para uso na cozinha da Câmara Municipal.


foto noticia

24/06/2025

Aviso de contratação

A CÂMARA MUNICIPAL DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES TORNA PÚBLICO O INTERRESE NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM SERVIÇOS DE REFORMULAÇAO, IMPLANTAÇÃO, TREINAMENTO, MANUNTENÇÃO, GERENCIAMENTO E HOSPEDAGEM DO WEBSITE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JERÔNIMO MONTEIRO, CONFORME ESPECIFICAÇÃO NA TABELA DE PESQUISA DE PREÇO BAIXO.


foto noticia

24/06/2025

Aviso de contratação

A CÂMARA MUNICIPAL DE JERÔNIMO MONTEIRO/ES TORNA PÚBLICO O INTERRESE NA AQUISIÇÃO DE 21 LICENÇAS PERPETUAS DO SOFTWARE MICROSOFT OFÍCIE 2021 PROFISSIONAL PLUS, COM LICENÇA ORIGINAL E SUPORTE DE INSTALAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÃO NA TABELA DE PESQUISA DE PREÇO BAIXO.


foto noticia

16/05/2025

Inauguração Centro de Especialidades

Na última quarta-feira, 15 de maio, foi inaugurado o novo Centro de Especialidades de Jerônimo Monteiro. A unidade vai oferecer atendimentos em diversas áreas da saùde, proporcionando mais conforto e qualidade nos serviços prestados à população.

O evento reuniu autoridades locais, como o prefeito Zé Valerio, o vice-prefeito Genaldo, Câmara Municipal, presidente e demais vereadores, que participaram da cerimônia de entrega do Centro de Especialidade. O espaço simboliza mais um avanço na gestão municipal e no cuidado com a nossa gente.